PSVITA - Hack Rejuvenate BETA

PSVITA - Hack Rejuvenate BETA

Rejuvenate, uma plataforma homebrew nativo para PS Vita. 

As ferramentas que serão lançadas nas próximas semanas permitirá que os desenvolvedores (e não em contrato com a Sony) para desenvolver e jogos de teste, apps, e mais na PS Vita. Estes software não oficial pode rodar em qualquer dispositivo portátil PS Vita sem a aprovação pela Sony. 

Essas ferramentas não pode permitir que jogos piratas ou de backup para ser executado (não estou dizendo isso ... as façanhas utilizadas não tem privilégios suficientes para permitir que tais tarefas). 

Rejuvenate requer PlayStation Assistente de Desenvolvimento Móvel para ser instalado em seu Vita! Sony vai remover este da PSN em breve, por isso, se você desejar nunca rodar aplicativos homebrew em seu PS Vita, você deve baixar este aplicativo agora!




Tem sido quase três anos desde que eu encontrei o primeiro nativo explorar para o PS Vita. Muitas pessoas têm me perguntado por que eu não liberar minhas ferramentas para o consumo público. 

Diferente de preguiça, as duas principais razões foram: 1) Eu acreditava que PSM foi uma grande plataforma para desenvolvedores indie e temia que liberar este asseguraria PSM uma morte como OtherOS, e 2) não houve SDK para Vita homebrew assim liberando o exploit não iria beneficiar todos os usuários em tudo desde que eles não têm nenhum uso para ele. Agora que a Sony está matando PSM de qualquer maneira e não há progressos significativos no SDK, parece que é a hora certa para um lançamento.

Rejuvenescer

Rejuvenescer é composto por três instrumentos principais que, em conjunto fornece uma plataforma para os desenvolvedores a escrever Vita homebrew.
  • UVLoader 1.0  permite executáveis ​​a ser carregado no PS Vita. A versão original foi escrito há três anos para a versão de firmware 1.80. Desde então, a Sony tomou o código fonte e código de carregamento feito muito, muito, mais. 

  • No entanto, não existe qualquer barreira que não podem ser ignorados! A última versão inclui suporte para as deslocalizações SCE ELF, NID veneno antídoto, e muito mais. Ele pode executar homebrews em Vitas-se para o firmware 3.51 (no momento da escrita)

  • VitaDefiler  é um sistema de RPC (chamada de procedimento remoto) para o Vita userland. Principais características inclui espiada ao vivo / puxão de memória userspace, a execução de código arbitrário ARM, e uma interface de script para tarefas em execução rapidamente. 

  • Originalmente desenvolvido para encontrar exploits, essa ferramenta também pode ser usada por desenvolvedores de homebrew para testar e depurar seus aplicativos. VitaDefiler também serve como o ASLR (address-space layout randomization-, uma técnica utilizada pela Sony para desencorajar a exploração) de bypass para UVLoader.

  • PSM + é o que eu chamo o método que eu encontrei para contornar os dois kill-muda Sony colocado em PSM para evitar este cenário muito. Primeiro, app-chaves que são emitidos pela Sony para desenvolvedores para assinar conteúdo PSM são necessários para a exploração para ser executado. 

  • Essas chaves normalmente expiram a cada três meses, e Sony pode recusar a emissão de-los mais tarde. Isto pode ser contornado. Em segundo lugar, todos os dias, os telefones PSM casa para ver se ele foi revogado. Se a Sony decide matar o Assistente Dev (e eles), ele irá se recusar a executar mesmo se você tê-lo instalado. Isto também pode ser ignorada.
Essas ferramentas, juntamente com o SDK aberto (atualmente em desenvolvimento) permitirá que os desenvolvedores escrevam Vita homebrew. O vídeo de demonstração acima mostra UVLoader executado como um script VitaDefiler (que fornece informações relativas ASLR bypass). 
A demo de fiação-cube foi codificado por mim, ligados entre si por mão (como o SDK aberto é atualmente incompleto), e lançou com UVLoader. Ele está rodando nativamente com acesso directo às chamadas de API do GPU (não dentro da sandbox PSM).

Limitações

Então, qual é o truque? A boa notícia é que você não tem que comprar qualquer jogo obscuro ou caro (tudo é grátis!). 
A má notícia é que o lançamento de homebrews não é tão simples quanto copiar alguns arquivos mais. Felizmente, a maioria dessas limitações podem ser contornadas em uma versão posterior, mas neste momento, serão aplicados os seguintes efeitos secundários
  • Conexão USB é necessário cada vez que você deseja lançar um homebrew. A exploração requer um PC para executar, por isso esta é, infelizmente, uma exigência. Isto também significa que o VitaTV não é suportado.

  • PC com Windows é necessária. Culpa Sony por nunca portar ferramentas PSM para outros sistemas operacionais.
  • Rede é necessária uma vez que a cada dia você decidir executar homebrew. Isso ocorre porque PSM tem de telefonar para casa todos os dias. Embora tenhamos um meio de contornar a renúncia, que atualmente não é possível ignorar o telefone-casa.

  • Firmware 3.00+ recomendado. Embora tecnicamente a exploração funciona em 1.69+, a versão mais recente das ferramentas só foram testados (e só irá apoiar) 3.00+. Se houver interesse suficiente, posso transportá-lo para baixar versões de firmware, mas vai ser uma prioridade muito baixa.

Perguntas frequentes

Eu não querem se preocupar com [limitação inserção de cima], devo ainda baixar PSM Assistente desenvolvedor?
Sim, se você  sempre deseja executar homebrew em algum ponto. PSM DevAssistant é o único aplicativo no PS Vita que tem as permissões necessárias para executar código arbitrário na memória. 
Exploits WebKit não permite isso. Qualquer jogo explorar não permite isso. Qualquer aplicativo do sistema explorar não permite isso. PSM DevAssistant é a  única aplicação permitido para executar código diferente do kernel (sistema operacional), que ninguém está sequer perto de hacking. 
Em outras palavras, esperar pelo menos mais uma dúzia de façanhas do PSM DevAssistant (cada uma das quais pode necessitar de menos problemas para usar) antes que alguém encontra um kernel explorar.
Posso executar backups / ISOs / jogos copiados para Vita? Para a PSP? Para PSOne?
Não.
Pare de agir mais alto qualquer poderoso com a sua postura anti-pirataria.
Impossibilidade de decifração / dump / executar software oficial e jogos não é algo que eu decidi incluir por opção (no entanto, eu estou contente que ele está lá). 
As façanhas que são usados ​​fisicamente não dá permissões para isso. 
Sony fez um trabalho realmente bom com a segurança em profundidade, nenhuma aplicação tem mais privilégios do que o necessário. PSM DevAssistant nunca seria utilizado oficialmente para descriptografar, descarga, ou executar jogos assinados por isso não pode fazê-lo mesmo quando explorada.
Que tipo de homebrews que vamos ver? É melhor do que qualquer PSP homebrew?
Isso depende de quantos desenvolvedores estão dispostos a investir tempo em escrever homebrew para o Vita. 
Eu sou tão esperançoso como você é. Em termos de estatísticas puras, o PSP-3000 tem 64MB de memória compartilhada, CPU de 333MHz e 166MHz GPU. O Vita tem 512 MB de memória principal e 128 MB de RAM de vídeo dedicada. Ele tem quatro núcleos de CPU em execução em cerca de ~ 1 GHz e quatro núcleos de GPU rodando em torno de ~ 200 MHz. Além disso, a Vita, também tem todo o hardware no interior da sua PSP silício.
O exploit utilizado também para permitir que os desenvolvedores usem recursos de dynamic-recompilação para acelerar emuladores.
Posso instalar o Android, temas personalizados, fraudes, ou plugins?
Não, essa exploração não dá kernel ou bootloader nível de acesso. Não pode acessar o sistema de arquivos (unsandboxed), modificar arquivos de sistema ou outro acesso de memória do processo.

Cronograma

  • Hoje, o acesso beta precoce de Rejuvenate está sendo distribuído para os desenvolvedores do SDK (para completar e testar o SDK), bem como os hackers que vão começar a procurar por mais exploits (e esperemos que contornar as limitações atuais)

  • Ao final do mês (ou sempre que Sony remove PSM DevAssistant da PSN), um beta público se apaga. No entanto, apenas é recomendado que os desenvolvedores de homebrew usá-lo como não haveria homebrew para os usuários a experimentar ainda. Esperemos que, neste ponto, o SDK aberto seria completo e pronto para os desenvolvedores a escrever aplicações.

  • Quando PSM for revogada, as instruções para usar  PSM + para contornar as renúncias serão liberados.
Enquanto isso, nós temos dois canais de IRC para discussões Vita (Desculpe a confusão, é uma longa história)! Esta é a melhor maneira de falar comigo e com outros desenvolvedores Vita não oficiais. Para a discussão de UVLoader, VitaDefiler, e outras coisas relacionadas explorar, participar #vitadev em irc.efnet.net. Para a discussão sobre o SDK aberto, APIs, e desenvolvimento homebrew, junte-se #vitasdk em chat.freenode.net.
Obrigado a todos que ajudaram com isso, especialmente Davee, Proxima, e xyz. Espero que este é o começo de algo grande. Todos os dias, as pessoas clamam sobre a morte do Vita, mas vamos provar que estão errados. Vamos dar nova vida à Vita.
Tecnologia do Blogger.